28 de novembro de 2012

Dicas e Orientações em E-Commerce


Comprar pela internet tem suas vantagens e é bem prático mas exige alguma cautela por parte do consumidor para não cair em golpes. 

Infelizmente, como em tudo, há sempre aquelas pessoas de má índole dispostas a causarem problemas e prejuízos aos outros.

Então, como fazer?!!


Bem, primeiro, tenha instalado no computador um programa de antivírus (que é um programa que protege o computador de programas maliciosos; deve ser frequentemente atualizado) e um firewall (seria como uma "parede de fogo", ou seja, uma barreira de proteção, um sistema que intercepta e impede a difusão de conexões não autorizadas e/ou nocivas em uma rede).

Além disso, evite visitar sites suspeitos; abrir e-mails de desconhecidos; abrir e-mails que solicitam seus dados através de links (mesmo se dizendo ser de Banco ou qualquer outra instituição conhecida - neste caso, se houver dúvida, entre em contato com a instituição diretamente para confirmar tal solicitação); não divulgue toda a sua vida pessoal em sites de relacionamentos ou  redes sociais ou salas de bate-papo (saiba se poupar); procure limpar seu computador e mantê-lo atualizado; evite participar de correntes (seja por e-mail, seja em redes sociais); tenha bom senso e não seja curioso(a).

Não se deixe enganar por palavras bonitas, por sites de boa aparência, por facilidades, por sua curiosidade... pois há muitos aproveitadores querendo só um descuido seu.

Mas também não devemos regredir! Não devemos ter medo de usar as possibilidades e serviços que existem na internet. Ao contrário, precisamos é nos educar para evitar problemas e combater esses golpes, como, também, nos juntar em defesa de uma internet mais segura para todos. Quem tem que enfraquecer são os aproveitadores!!! 

Compartilho aqui uma medida pelo PROCON-SP que elaborou uma Cartilha chamada de Guia de Comércio Eletrônico (e-commerce) com orientações e dicas para o consumidor comprar produtos ou contratar serviços online com mais segurança. Para ter acesso a Cartilha, CLIQUE AQUI!

O PROCON-SP também divulgou uma lista de 200 sites que devem ser evitados pelo consumidor para compras na internet. Para acessar a lista, clique em SITES NÃO RECOMENDADOS.

É importante se informar e aprender o bom uso da internet. Não há nada de complicado, apenas é questão de seguir certos cuidados. Afinal, a internet é algo que possibilita grandes feitos e só tem a colaborar com a vida de cada um de nós. Então, olho vivo e boa navegação!!!